-
Arquitetos: Fémur Arquitectura
- Área: 1150 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Fernando Alda
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na intervenção de uma ruína de 1850 para criar um hotel boutique de 8 dormitórios. A propriedade está situada no Casco Antigo da cidade de Panamá. Antigamente era uma padaria, o que explica seu nome: Casa do Forno.
O processo de desenho foi guiado principalmente pela preocupação de conseguir uma clara distinção entre os elementos novos e a ruína existente. Isto resultou numa estrutura metálica, intercalada entre as velhas paredes de pedra, que suporta os três níveis do edifício. A parte das paredes, um dos elementos que perdura é a base da escada original. O suporte de pedra de arcos duplos permanece intacto enquanto que os novos degraus flutuam sobre o mesmo. Esta base também está intersectada por uma coluna metálica que marca claramente a intenção do desenho.
Para as partições interiores derivou-se uma linguagem contemporânea dos detalhes tradicionais da arquitetura tropical. Isto consiste principalmente de painéis ou ripas de madeira fixas ou móveis que dividem os espaços e oferecem possibilidades ajustáveis de luz, ventilação e privacidade. Também integra-se parte do mobiliário às divisões interiores. As unidades mais grandes incluem uma peça de madeira de dois níveis que atua como closet e escritório no primeiro nível e prateleiras e varanda no segundo.
O edifício consta de oito unidades tipo de apartamentos, uma recepção, um restaurante e uma cafeteria.